segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Campanha 10:10


A campanha 10:10 foi lançada no passado mês de Setembro na Tate Modern por Franny Armstrong, directora do filme apocalíptico ambiental The Age of Stupid. O seu objectivo principal é sensibilizar as pessoas, organizações, empresas e governos para que estes se comprometam a reduzir as suas emissões de carbono em 10% até ao final do ano de 2010. Esta campanha está a ser apoiada num total de 40 países, onde se encontram o Reino Unido, a França, a Alemanha e Portugal, entre outros, e o foco imediato é o próximo dia 10 de Outubro (10/10/10), onde se espera unir forças a nível mundial e conseguir os gestos mais simples que permitam a redução das emissões de carbono.

Gillian Anderson aderiu à campanha desde a estreia do filme The Age of Stupid e participou no vídeo elaborado para difundir a campanha. A curta-metragem, contudo, tem provocado polémica devido ao seu conteúdo forte e chocante: no filme, intitulado No Pressure, as pessoas que não desejam contribuir para a campanha (onde se incluem crianças, empresários, desportistas e a própria Gillian) são explodidas, o que tem despertado reacções muito negativas.

Devido a estas manifestações, a 10:10 retirou o vídeo do domínio público do You Tube e pediu desculpas pela sua produção, mas garantiu não impedir aqueles que quiserem publicar o vídeo de novo para quem o desejar ver.

Segue abaixo o controverso No Pressure e tirem as vossas próprias conclusões. Aviso: pode chocar as pessoas mais sensíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário