quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Crítica 'X-Files: I Want to Believe' (SPOILER)

Gostaria de deixar a minha sincera opinião sobre o filme X-Files: I Want to Believe.
Penso que o filme é, acima de tudo, um grande presente que Chris Carter, Gillian Anderson, David Duchovny e demais envolvidos no projeto que ofereceram aos fãs fiéis da melhor série de todos os tempos.

Primeiro, o filme pode ser considerado um presente aos fãs de X-Files, pois depois de seis anos é muito bom reviver a sensação de expectativa e extrema emoção de assistir um novo episódio da serie que nos deixou repletos de saudades e com um vazio insubstituível na televisão mundial.

Em segundo lugar, é um presente porque representa uma satisfação do autor em dar prosseguimento a história da série através do filme. É muito gratificante saber o que está a acontecer com os nossos queridos personagens, por onde andam, e como estão nesses seis anos.

Terceiro, compensou o último episódio que ainda nos deixou repletos de saudades, tristes com o fim da série, com muitas dúvidas e com um gostinho de quero mais. Além disso, compensou a brutal separação do Mulder e da Scully, já que o Mulder quase não apareceu nessas duas últimas temporadas. Definitivamente, a minha opinião, X-Files sem Mulder ou sem Scully simplesmente não é X-Files. Enfim, queríamos os dois novamente juntos, e foi isso que efectivamente temos no filme!

Em quarto lugar, é a prova que o amor da Scully e do Mulder venceu a todas as provações, assim como, obstáculos vivenciados ao longo da série. E que continua intenso, firme, forte, verdadeiro, respeitoso, e perfeito.

Quinto, presenteou-nos novamente com a possibilidade de sentir a química incomparável entre Mulder e Scully.

Cabe ressaltar que ainda existem outros inúmeros motivos que caracterizam este segundo filme de X-Files como um presente. O que questiono é que como os fãs antigos podem estar a reclamar do filme. Claro que o filme não tem o mesmo significado e representatividade para os fãs e os outros. Só quem acompanhou a série sabe o que ele representa.

Algumas pessoas estavam à espera de uma narrativa do que acontecerá em 2012. Analiso que se ele fizesse um filme agora sobre isso, dificultaria futuras sequências da série no cinema. O que quero dizer, é que a existência de franquia de filmes de X-Files também depende de nós, portanto, vamos todos aos cinemas objectivando que o filme seja um verdadeiro recorde de bilheteiras e, concomitantemente, incentive a elaboração de muitos outros.

Outras pessoas estão a criticar porque o filme não tem muita acção. Ora, X-Files nunca foi uma série de acção, mas uma série que sempre nos prendeu devido ao seu conteúdo inteligente e inovador.

Então, sinceramente, respeito todas as opiniões, entretanto penso que não temos motivos para reclamar. Aliás, só temos motivos para agradecer por poder assistir, pelo menos, mais uma vez, a série que tanto apreciamos, admiramos e amamos.

Deixem nos comentários as vossas opiniões sobre o filme. Gostaram ou nem por isso?

11 comentários:

  1. Adorei o 2ºfilme, em todos os aspectos. Ja tinha saudades dos comentarios engraçados do Mulder, da preocupaçao da Scully. Este, tambem tem a sua acção, mas melhor ainda, está muito mais centrado na relação de Mulder e Scully. Na minha opinião, o filme nao podia ser melhor, só o facto de ver novamente Gillian e David juntos como Scully e Mulder é excelente, este sonho já se realizou! :D

    ResponderEliminar
  2. Eu só digo que tenho pena das pobres mentes que não sabem apreciar este filme . e pronto tá tudo dito !
    I loved it e quero mais!
    e quero ir ver outra vez!
    sonhei toda a noita com possiveis finais diferentes e cenas adicionais looooool !
    Adorei as piadas do mulder , adorei tudooooo ! mas fiquei triste ao ver eles dizerme adeus no final XD ! não consigo ultrappassar isso!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente que o filme foi uma prenda para os fãs. Mas para os fãs do Mulder e da Scully, não propriamente para os fãs da série em si. Foi muito fraquinho no argumento, pouco explorado em termos de mistério e sobrenatural. Como filme está mesmo muito fraco, mas... houve lingua!!!!!!!! :D

    ResponderEliminar
  4. Estive no Vasco da Gama, assisti à maratona, e devo dizer que apesar de ser um bom filme, tem os seus problemas; é demasiado contido, sempre nos mesmos cenários, e embora a dualidade Mulder e Scully esteja lá e seja melhor que nunca... para mim os X-Files são mais que isso. E este segundo filme soou demasiado limitado.

    E atenção, que eu sabia para o que vinha. Mas mesmo assim...

    ResponderEliminar
  5. SPOILERS!

    Não gostei do filme, e tenho mesmo pena que tenha sido assim. O meu sentimento não é tanto pelo que é, mas pelo que não é...

    - o caso: estamos a falar dos ficheiros secretos! lembram-se dos teasers no princípio de cada episódio? Seguíamos atentamente as personagens, e sabíamos cá dentro que algo estranho, inexplicável lhes ia acontecer... e acontecia mesmo. Havia sempre algo sobrenatural, algo para lá da realidade, algo que nos dava o conforto de sabermos que estávamos a lidar com o paranormal. E este filme? Temos umas experiências médicas e um médium que vêmos a chorar sangue uma vez, e que de resto andamos todo o filme sem saber se é autêntico ou não. Sinceramente, depois de 6 anos de espera, ansiava por algo mais profundo e misterioso, algo assustador, estranho e pertubante.

    - a história: acho q o filme é mais um policial, e os ficheiros secretos são mto mais do que um policial. Mas mesmo analisando o filme como um policial, também não é um policial bom, com uma história bem estruturada, que nos prenda a atenção. Não existe mistério, não existe suspense... E, pode ser de mim, mas não cheguei a perceber o que é que os russos andavam a fazer... a fazer transplantes de membros e cabeças de cães e de humanos. Sim, mas para quê? Com que finalidade? E o casal homossexual de russos, eram os líderes? Mas porquê? Acho que estas questões nem chegam a ser mal explicadas, parece-me é que nem são explicadas de todo... enquanto que a série apresentava-nos alternativas, mas deixava-nos sempre na ambiguidade, na dúvida... Se este filme não tivesse a marca Ficheiros Secretos, seria um filme que provavelmente nem veríamos, e se por acaso víssemos, esqueceríamo-lo com facilidade...

    - a "realização": a série deu-nos cenas inesquecíveis, que mesmo hoje, passados mais de 15 anos desde que foram feitas, continuam a assustar-nos quando pensamos nelas no escuro da noite. Quem é que não se arrepia quando os aliens aparecem à janela no Duane Barry? E quantos dos vossos amigos é que ainda hoje olham desconfiados para uma sanita e se lembram do Tooms? E este filme, teve cenas dessas? Não. Teve algumas cenas com bastante potencial, como o sentimento de claustrofobia quando a prisioneira está dentro daquela caixa com buracos, ou quando ela escapa pelo túnel e aparece o cão de duas cabeças a correr... mas são mal exploradas, parece-me.

    - o que está entrelinhas: sim, concedo que o filme apresentou algumas questões interessantes... o facto dos criminosos sexuais viverem todos juntos, a dualidade fé-racionalidade, etc... mas, e depois? O Jack e o Locke andam há anos a discutir a dualidade fé-racionalidade! Depois de séries como Lost, a BSG re-imagined ou o primeiro Matrix, acho que a fasquia está mais elevada, e que a reflexão proposta pelo filme fica aquém do que hoje já é habitual em tv e cinema. E os ficheiros secretos são conhecidos por terem mudado o paradigma da televisão...

    Conclusão... reitero o que disse no princípio, tenho mesmo muita pena que o filme tenha sido assim... sobretudo porque o CC tinha dito que ia ser uma história cativante, para tentar re-acender o franchise, e quiçá despoletar uma saga cinematográfica... Penso que o que se passou foi excesso de confiança. Confiou que o nome Ficheiros Secretos ainda iria arrastar multidões, e que não necessitava de fazer mto para o filme ser um sucesso. E bem, isso já não é verdade. Como é que é possível que o primeiro poster tenha saído tão pouco tempo antes do filme? "Nós" sabíamos que ia sair um novo filme de ficheiros secretos, mas a maior parte das pessoas não. Mesmo nos blogs e sites de cinema o filme passou despercebido... porquê? Porque os ficheiros secretos já não são um hype e porque a campanha para o filme foi fraca. Se em vez de andar a soltar fotos falsas fizessem um marketing viral (eu não aprecio, mas q dão resultado dão...) o filme seria um sucesso maior, o que seria bom para todos... E se o estreassem no inverno, pelas férias de fim de ano, o filme ainda faria melhores resultados. É o verão, as pessoas querem ver filmes divertidos, ou de acção, ou pelo menos emocionantes (o que este não foi). É um gosto generalista, não somos obrigados a concordar com ele, mas se tivessem tido isso em atenção e tivessem estreado o filme no inverno (em que sabe melhor ver um filme de terror numa tarde/noite chuvosa, ainda por cima passando-se o filme todo na neve), o sucesso seria maior, e o caminho estaria aberto para mais filmes... Mas assim...

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo o Rui. Concordo com a tua análise. Uma pena...!

    ResponderEliminar
  7. eu só não percebo ,pk que toda a gente tava a espera de aliens e cenas assim , os x files sempre foram mais que isso , e quanto a publicidade eu culpo a FOX , por fazer disto a porcaria que foi , parece que fizeram de proposito para isto calhar mal , e ser um fracasso!Para não haver mais filmes !
    E quanto a cena do padre joe chorar sangue é bastante obvio que só o fez pk a sua ligação psiquica estava a ser alvo das experiencias! Tipo o Plot é facil de perceber , é directo sem grandes cenas pk também não foram finaciados para mais né? acredito que se tivessem tido mais fundos que o Chris faria um filme mto melhor , e dentro do que a fox lhes propocionou eu acho que ele fez o melhor que pode!
    Eu fui lá a espera de sair desiludida mas não , pelo contrario , claro que é impossivél agradar a todos os fãns , e há mtos fãns que tão mal habituados com o quão boa era a serie !
    Em vez de olharem só para o argumento tentem ver o resto, isto é se conseguirem ~~ !

    ResponderEliminar
  8. Bem nao sei pk e que o meu comentario nao apareceu. Mas quero dizer que concordo,é um filme feito para os fãs. Tanto que contém aquelas pequenas coisinhas que so nos entendemos. Os lapis no tecto, a cena do telemovel, as sementes de girasol, pequenizes que para nos fazem sentido. Todos esperam aliens e ataques vindos do espaço, tambem ha que dar espaço aquilo que ficou por contar. Eu digo, sempre que um novo filme surgir mo0i meme (lol) estara la

    Susana

    ResponderEliminar
  9. SPOILERS!

    Bem, depois de confirmar com a Diana, verifiquei q afinal tinha mesmo percebido o enredo. A minha esperança era não o ter percebido, e o filme tornar-se melhor ao o rever.

    O casal de russos tem uma empresa de transporte de orgãos para transplante. Esse casal traz cientistas russos que nem falam inglês para a américa, para repetirem experiências com cães que já foram feitas há décadas atrás. Depois raptam pessoas e tentam fazer transplantes de membros. O próprio chefe da organização participa nos raptos. Os membros descartados são guardados e depois juntam-se todos num carro e são enterrados num quintal de uma casa. A sério, a história do filme resume-se a isto?

    E os paralelismos, analogias e afins? Estão lá e percebo-os, mas sinceramente não são nada de especial. Hoje em dia o padrão está muito mais elevado, não basta fazer o que eles fizeram.

    Sim, o médium chora sangue, mas e depois? O que tem de mais? Nós exigimos mais, merecemos mais! São os ficheiros secretos! Com a série com menos tempo e menos orçamento fizeram cenas melhores! Onde estão os temas e as cenas assustadoras? Onde está a inovação?

    Cada vez que penso no filme sinto um aperto no peito... podia ter sido tudo diferente, mas por excesso de confiança o mais provável será não termos mais filmes... custa-me um bocado...

    ResponderEliminar
  10. Bem numa coisa acho que todos concordamos queremos mais , queremos respostas , queremos x files de volta , eu não peço outro filme mas ao menos TV movies , como fizeram para acabar com a serie do Pretender ( que nem sequer passaram cá) !
    Sim não me conformizo com este final ~~ Se o Chris e o Frank se sentme bem onde deixaram o M e S , eu não tou ! ~~ Quero saber do christian , do william e da invasão de 2012 !

    ResponderEliminar
  11. Não é que não tenha gostado do filme, mas esperava mais! Mais acção, mais ligações ao passado, mais respostas...mais da qualidade a que a série e o 1ºfilme nos habituaram.

    ResponderEliminar